Darksiders é uma aventura de ação única no qual o jogador assume o controle da Guerra, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Em perspectiva de terceira pessoa, o jogador se envolve em combate, quebra-cabeças e exploração. O mundo é dividido em locais separados com muitas áreas inicialmente inacessíveis até a Guerra recuperar muitas de suas armas e habilidades perdidas. Em Darksiders 2 jogadores controlam Death, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Os mapas são vastos e cada um contém o quot do mundo aberto; as regiões do mundo do mundo do mar e do mar que podem ser exploradas livremente a pé ou a cavalo, juntamente com inúmeras masmorras onde os objetivos da busca são geralmente realizados. Há missões principais e laterais, com lutas chefe principal e lateral. Mundos podem ser atravessados via quot;fast-travel", pelo qual o jogador pode teletransportar para certos pontos de mapa instantaneamente. Enquanto dentro de um Dungeon, o jogador também é autorizado a viajar rápido de volta para o mundo exterior enquanto salva seu local de masmorra para continuação mais tarde sem perder o progresso. A morte é ajudada por Despair, um cavalo que está disponível para uso em áreas abertas do mundo exterior para viagens mais rápidas, e Dust, um corvo que o orienta para seus objetivos. Cada um é acessado com um curso de chave / botão. Death & #39;s armas primárias são dois scythes, um wielded em cada mão. As armas secundárias incluem armas típicas de corpo a corpo, como martelos, eixos e maces como quot;slow " options; quot; fast" options são geralmente armas de estilo gauntlet que fornecem ao jogador com garras e outras extensões de braço lâmina, à custa de menos alcance e poder do que as armas lentas. Plot: Uma guerra se enfureceu entre o Céu e o Inferno desde o início da criação com nenhum lado ganhando a vantagem sobre o outro. Em meio a este conflito, um grupo mediador - O Conselho Carredo - surgiu, e se dedicou a manter o equilíbrio, usando os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (Guerra, Morte, Estrife e Fúria), para intervir e lidar com a justiça entre ambas as forças, quando necessário.