O jogador assume o papel de Zagreus, o príncipe do Submundo, que está tentando escapar do reino para se afastar de seu pai desamparado, Hades, e chegar ao Monte Olimpo. Sua busca é apoiada pelos outros olímpicos, que lhe concedem presentes para ajudar a lutar através dos seres que protegem a saída do Submundo. O jogo é apresentado em uma visão isométrica com o jogador no controle de Zagreus. O jogador começa um avanço do jogo tentando lutar seu caminho através de uma série de salas; os layouts do quarto são pré-determinados, mas sua ordem, e os inimigos que aparecem são determinados aleatoriamente. O jogador tem uma arma primária, um ataque especial, e um feitiço mágico que eles podem usar para tirar inimigos. Às vezes em limpar um quarto, um dos olímpicos fornecerá um presente, uma escolha de três impulsos persistentes para que o jogador pode selecionar; os presentes são temáticos com base no olímpico, por exemplo, com Zeus fornecendo efeitos de dano relâmpago. O jogador também coleta moeda no jogo e potencialmente chaves. Se Zagreus' pontos de saúde cair para zero, ele quot;dies" e acaba voltando enfrentando seu pai, removendo todos os presentes concedidos a partir da última corrida. Nesta área, antes de definir uma nova busca, o jogador pode usar a moeda para desbloquear atualizações permanentes para Zagreus, ou as chaves para desbloquear diferentes armas.