eCity é um projeto internacional que fornece um ambiente de cidade virtual para a aprendizagem baseada em problemas de engenharia. A dificuldade que muitos alunos do ensino secundário têm com matemática e outros tópicos da ciência é um problema generalizado na Europa, como mostrado por vários estudos comparativos internacionais como PISA ou TIMMS. Isso impede que esses alunos sigam um caminho acadêmico técnico, como engenharia. Isso não se deve a habilidades menores por parte desses jovens, mas principalmente a estratégias de ensino ineficazes. Não se deve esquecer que esta geração é a geração "net generation" de " nativos digitais ": os jovens absorvem rapidamente a informação em pedaços mais curtos, eles esperam respostas instantâneas e feedback e eles querem estar ativos em seu aprendizado. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma pedagogia centrada no aluno em que os alunos desenvolvem sua capacidade de passar por um processo de resolução de problemas, geralmente baseado em situações da vida real. A engenharia é uma das áreas onde o PBL é uma alternativa de aprendizagem válida e supostamente os benefícios para estudantes de engenharia são melhorias consideráveis no pensamento crítico, lateral e criativo, habilidades de resolução de problemas, colaboração em grupo e habilidades de comunicação. Em um caminho convergente, jogos e simulações podem ser instanciados para aprender, pois envolvem estimulação mental e física e desenvolvem habilidades práticas – forçam o jogador a decidir, escolher, definir prioridades, resolver problemas, etc. O principal objetivo do projeto eCity é projetar, desenvolver e validar uma metodologia pedagógica, apoiada por um motor de simulação on-line, colaborativo e de desenvolvimento da cidade (semelhante a