Rogue é um jogo de RPG de 1980 criado por Michael Toy, Glenn Wichman e Ken Arnold. Criado como uma demonstração da biblioteca de pós-corte de cursor-manipulação de Curses, Rogue foi o primeiro jogo de RPG de computador a usar um mapa de masmorras gerado aleatoriamente ao invés dos equivalentes originais baseados em dados. Os jogadores passariam por passagens e salas, encontrando e usando pergaminhos e poções, lutando monstros com várias armas e varinhas, em busca do amuleto de Yendor nos níveis de masmorra abaixo. Cada vez que você & #39;d executar o jogo, tudo é gerado aleatoriamente por toda a parte novamente, resultando em um jogo completamente diferente cada vez que você joga - nenhum dois jogos de Rogue são os mesmos! E tudo isso com apenas gráficos ASCII baseados em texto! It's não é tão fácil quanto você & #39;d think - os monstros ficam mais duros e mais duros em cada nível de masmorra, e poucos jogadores chegaram ao Amulet, muito menos trouxe tudo de volta para cima e ganhou o jogo. Você pode salvar o jogo, mas se você morrer, o jogo salvo é excluído! Este elemento de desafio, combinado com o fato de que nenhum dois jogos são os mesmos, faz Rogue um jogo divertido e viciante que tem sido apreciado por mais de duas décadas.